domingo, 3 de março de 2013

Gatos


Hoje nosso assunto é sobre gatos.

Felinos são altamente independentes, essa independência facilita no trato do dia a dia.

Alimentação: É primordial que ele receba ração de preferência a seca ração seca mantem os dentes mais limpos e com menor incidência de tártaro,a ração depois de aberta deve ser mantida muito bem fechada, se possível em potes ou vidros daqueles que guardamos biscoito e bolachas. Os gatos são muito exigentes quanto a ração, que deve esta crocante e cheirosa, ele come várias vezes por dia em pequenas quantidades. É sempre muito difícil trocar a ração, a melhor forma de fazer isso é aos poucos,substitua cerca de um terço da ração antiga pela nova em cada refeição durante uns 4 dias, se ele estiver comendo normalmente no quinto dia passe para metade de cada porção, leve mais uns 4 dias e no quinto dia só coloque a nova, se durante esse processo ele diminuir a quantidade que normalmente ele come passe uns dias a mais na fase que ele emperrou, eles são difíceis mesmo para trocar de ração, não impossível. 

Água: Costumam beber pouca água e só bebem ela fresca e limpa, se possível troque-a duas vezes ao dia, mantenha  o prato de água perto do da comida isso facilitará o seu acesso a água.

Pelagem: Deve ser escovada no minimo uma vez por semana, se não for de pelagem longa, ai ele deverá ser escovado a cada 2, 3 dias, banhos no máximo 2 por mês, mais só a critério do seu veterinário. Bola de pelos,é aquele bolo de pelos que eles costumam vomitar às vezes,para evitar isso existe no mercado uma pasta palatável para ajudá-lo a expulsar esse bolo de pelos. Isso não o desobrigará de escova-lo, só o deixará bem mais confortável.

Contenção: Isso dependerá o procedimento a ser realizado,se for fazer curativo, injeção ou cortar as unhas coloque uma focinheira para gatos, diferente das dos cães ela é de lona e cobre os olhos e mantem a boca dele fechada, isso o deixará mais calmo, se for para dar remédio, enrole-o em uma toalha de banho justa na altura do pescoço e do rabo, quando for abrir a boca dele proteja sua mão com a pele da boca dele, aproxime sua mão por traz da cabeça dele se for comprimido empurre-o bem na garganta dele e se for líquido, use uma seringa sem agulha e vá injetando aos poucos, se for rápido ele pode aspirar para o pulmão, também é muito comum durante esse procedimento eles salivarem, babarem muito, por esse motivo prefira medicamentos injetáveis ou comprimidos.

Caixa de areia: Deve esta sempre limpa ou irão procurar outro lugar para fazer suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário