quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SAÚDE DE CÃES E GATOS

 

Hoje vamos falar de alguns problemas, que em sua maioria podem ser evitados.
               
Acasalamento consanguíneo
É um acasalamento entre parentes próximos, do tipo: pais e filhos, irmãos com irmães, é quase uma bomba relógio quando se permite esse tipo de acasalamento se esta provocando, perpetuando ou aumento varias deficiências em sua maioria evitáveis, só para se ter uma noção do que pode ser agravado ou provocado, ai vai uma lista deles:

                1 - falta de dentes
                2 - problemas osseos
                3 - problemas nos ligamentos
                4 - disturbio de carater
                5 - convulsões  e etc.

Esses problemas podem não aparecer nos filhotes do casal indesejado, porem nos netos a probabilidade é enorme. Cabe a nos impedirmos esses problemas, portanto pessoal não compre, não acasale e não permita que isso acoteça.

Verminose
É a infestação por parasitas internos ela pode perfeitamente ser tratada, controlada e ate mesmo evitada, com procedimentos bem simples do tipo higiene no local que o seu amiguinho vive, com o proprio amiguinho e vermifugações periodicas, quando adultos de 6 em 6 meses ou a critrerio do seu veterinário.

Parasitas externos, esse vamos devidir para entender melhor:
              1 - Pulga - bem pequenininha, de formato ovalado, pula cerca de 60 centimetros, corre rapido no corpo do animal, é trasmissora de verminose, da muito cosseira no animal, problemas de pele .
              2 - Carrapato - trasmite duas doenças que pode levar seu amigo a obito , elas são Herliquiose e Babesiose, para que o seu animal tenha uma delas não precisa de uma grande infestação, precisa de um carrapato contaminado e elas podem ser passada de pais para filhos no acasalameto e na gestação. Adorão se alojar dentro das orelhas do seu cão fazendo com que ele balance a cabeça sem parar.
             3 - Piolho - parece muito com piolho de humano, só que na sua maioria ele é amarelo e pode ficar preso ao pelo como as lendias humanas .
           
Pelagem
Não importa se é curta ou longa, deve ser escovado com frequencia, se for curta com uma escova chamada rastelo já é o suficiente, a rastelo é um T de plastico resistente a venda em supermercados e lojas de animais, a escovação vai retirar o pelo morto, dando vida, brilho e saúde para a pelagem e a pele do seu amigo e também evitando que caia no hambiente, a frequencia pode ser a cada 3 dias podendo aumentar em epoca de muda. Porem se a pelagem é longa a escovação é diaria , com escova propria para o tipo de pelagem, por ex. Poodles são resqueadéiras, para esticar e evitar nos, porem se forem com pelagem lisa tipo Shitzu , York deve ser escova de  pinos para não quebrar o fio do pelo. O nó funciona no animal como um beliscão, repuxando e machucando a pele do animal, as vezes quando ele esta cheio de nó e é feito a tosa dele ele sai com pontinhos vermelhos, arroxeados na pele parecendo que levou uma pancada , e na maioria das vezes são dos nós, a retirada dos nós por meio de tosa também da muita cosseira, ou seja o seu amigo vai sentir um formigamento no corpo todo, deixando ele muito extressado, agitado, portanto escove-o para mante-lo feliz e saúdavel.
           
Unhas
Devem ser cortadas periodicamente, só por quem sabe realmente, o corte errado pode machucar seu amiguinho e o não corte também, a unha crescerá muito entrando na pele .

Dobras
Devem ser limpas constantemente e muito bem secas apos o banho e qualquer anormalidade na pele dessas dobras como arranhadoras, machucados ou feridinhas por menor que seja devem ser tratadas imediatamente por seu veterinário, como é um local de dificil trato qualquer machucado pode virar um problema sério.

Obesidade
Nunca é saudavel, encher seu animal de goloseimas não é grado, retos de comida, bolo, doce, sorvete, pão, biscoito, bolacha, doce, carne, frango, leite, salsicha e etc. devem ser banidos. Obesidade alem de problemas de pele sobrecarrega a ossotura, coração eos principais orgãos intenos com camadas de gordura.

Dentição
Pode e deve ser escovada todos os dias, escovar eventualmente quando vai a tosa não adiantará, a ração seca também ajuda no processo de limpesa dos dentes e não dar goloseimas ajuda a manter os dentes saúdaveis, esse escovação só deve ser feita com escova ou dedeira e pasta propria para cães e gatos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário