Escolha da Raça
Vamos falar um pouco sobre escolhas de raças. Todo filhote é fofo lindo e dependente , e isso não importa o tamanho que ele vai ficar quando crescer, de raça micro ou gigante, trelar, comer moveis, sapatos, pegar roupa no varal se você não estiver atento ele vai mesmo é como uma criança que precisa de educação.
Algumas raças são mais hiperativas que outras eu costumo brincar dizendo que são peritas em demolição, então desde o começo se imponha ao seu filhote, isso não significa violência,para educar um cão não precisa bater,precisa ser firme e ter certeza do que você deseja dele.
Antes de se decidir sobre uma raça não saia para " olhar filhotes", você poderá fazer uma péssima escolha movido pelo sentimento e a aparência, pesquise, pergunte, leia o padrão da raça, veja qual se encaixa no seu perfil e no da sua família.
Animais de estimação não são de pelúcia, são seres vivos que vivem com nósco por muitos e muitos anos graças a Deus. Se você não mora só, essa é uma decisão familiar, envolva todos nesse projeto.
Não existem raças assassinas nem raças estáticas, existem donos e acasalamentos, responsáveis e irresponsáveis.
Nunca seda a uma trela por mais engraçada que ela seja, um filhotinho pular quando você chega em casa é muito fofo, agora imagine um filhotinho de Dogue Alemão com cerca de noventa dias pulando, mordendo e fazendo a maior festa? imaginou? agora imagine ele alguns meses depois já com um aninho, não é brincadeira é um transtorno, isso também se aplica a cão pequeno, imagine uma visita ou um parente idoso e um filhotinho de Poodle com noventa dias pulando e fazendo a maior festa fofo não? agora imagine esse animalzinho um ano depois fazendo a mesma coisa e acertando as patinha dianteira por traz bem na altura dos joelhos, pronto é uma queda na certa. Fui aos extremos para ser bem entendida, o que não pode não pode nunca.
Latir, tem raças que adoram latir e em sua maioria são raças pequenas,porem tem muito nisso a culpa do dono, não incentive seu filhote a latir, invariavelmente você vai se arrepender, isso não significa que ele não possa latir, o que não pode é latir por tudo a qualquer hora, sempre que ele latir sem motivo ou fora de hora repreenda-o.
Casa com crianças pequenas não são aconselháveis raças pequenas,as crianças pequenas não tem noção da força delas e por isso uma simples brincadeira pode ser um ato de terrorismo para o cão e claro ele vai reagir, fugindo ou mordendo e não será culpa de nenhum dos dois, por isso se tem crianças pequenas opte por raças medias ou grandes com padrão de paciência e docilidade, como por exemplo:
Medias : Poodle miniatura,Beagle,Cocker Spanil ingles ou americano etc.
Grandes : Labrador,Goldem Retriver,Boxer,etc.
Raças micro são em sua maioria bem agitadas, isso vai da pespectiva que ela vê o mundo,uma simples cadeira arrastando em sua direção, corresponde para nos um predio gigantesco vindo para cima, não é nada agradável. Se fizer a escolha por raças pequenas ou micro, cuidado para não ceder a tudo, ele é tão pequenininho, é mais geralmente tem personalidade forte e é em sua maioria é bem temperamental, não se esqueça de que cabe a você educa-lo, a educação vai mante-lo equilibrado e feliz.
Raças grandes e gigantes, também são filhotes,porem seu poder de destruição é bem maior, ele alcaçará mais auto que raças menores, não deixe que ele saiba a força que tem, ou você o domina ou ele o dominará.
Não esqueça, um filhote não importa a raça, cor, tamanho, preço, adoção, ele é para vida toda, e como nos eles também envelhecem e para uma velhice satisfatória é preciso uma infância equilibrada. Porém pense bem em sua escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário