PEDIGREE

Hoje vamos falar um pouco de documentação e pedigrees, Clubes e Associações oficiais.
Vamos aos nomes: FCI - Federação Cinológica Internacional - É ela quem rege todos os padrões hoje em vigor aceitos em exposições no mundo, novas raças só são consideradas após o registro na FCI.
CBKC - Confederação Brasileira de Kennel Clube - è filiada a FCI e é quem regimenta os Kennel Clubes.
KCPe - Kennel Clube de Pernambuco - è o Kennel clube de Pernambuco, e cada estado tem o seu.
ACB - Associação Cinológica do Brasil - Essa associação em alguns estados, tem a mesma função do Kennel clube.
ACPe - Associação Cinológica de Pernambuco - Ate onde eu sei extinta em Pernambuco.
SBCCPA - Sociedade Brasileira de Criadores de Cães Pastores Alemães - Filiada a FCI é exclusiva para criadores de Pastores Alemães e segue rigidos criterios de qualificação para acasalamento.
SPCCPA -Sociedade Pernambucana de Criadores de Cães Pastores Alemães - É a sociedade do estado de Pernambuco e cada estado tem a sua.
Estas são as principais e um cão com pedigree obrigatoriamente tem que ser por este caminho.
Sabendo destes detalhes vamos agora para o começo da história.
Para os donos de fêmea tudo deve começar antes delas entrarem no cio.
O primeiro passo é se associar ao clube, feito isso fazer a transferência da fêmea para seu nome, caso isto ainda não tenha sido feito.
O segundo passo é registrar o canil, escolhendo três opção de nomes, faça isso com tempo pois os nomes podem ser rejeitados, sendo assim novos nomes deverão ser enviados, e isso demanda tempo, por isso comece com antecedência. O canil a que me refiro não é a parte estrutural é só a parte de documentação.
Terceiro Passo, o acasalamento deve ser comunicado, para que os filhotes tenham pedigree os pais devem ter invariavelmente e o canil deve esta aberto.
Quando a ninhada nascer também deve ser comunicado o seu nascimento, aos quarenta e cinco dias devem ser verificados, ou seja devem ser levados ou clube ou a um veterinário credenciado pelo clube para serem verificados se estão dentro do padrão da raça.
Feito todo esse processo, os filhotes terão pedigree.
EDUCAÇÃO É SEMPRE BOM!
O assunto hoje é como educar seu amiguinho. Portas e portões abertos, pronto lá foi ele correndo feito um louco e você atrás, não permita é muito perigoso para ele e para você que também sai sem olhar para nada e muitas vezes sem fechar a porta. Vamos a dica de como ensinar a não sair. Primeiro só leva para passear ou sair de coleira. Coloque uma coleira e uma guia longa, segure na ponta deixando-a frouxa se possível encostando no chão e abra o portão ou a porta e toda vez que ele sair brigue dando um puxão na guia e dizendo com energia NÃO, mas atenção com a força empregada no puxão, deve ser proporcional ao tamanho do seu amiguinho, algumas raças são mais fáceis de entender que outras portanto o segredo é persistência e paciência Brinquedos, invariavelmente eles vão pegar os errados, sejam os das crianças ou sapatos, meias, roupas quase tudo vira brinquedo não só pela diversão do novo como para chamar a atenção. Não permita, o procedimento é o mesmo, segura pelo couro do pescoço, balança, aproxima, diz não com energia, não esqueça, a força é proporcional ao tamanho. Crianças e animais, para mim são a combinação ideal, claro observando alguns detalhes, crianças pequenas cães de raças médias ou grandes, nunca cães micro ou pequenos, deixo-os à vontade, porém, sobre observação, para evitar acidentes, eles vão impor os próprios limites, vão brincar e brigar na mesma proporção, só interceda se for realmente necessário, não subestime o poder de nenhum dos dois Nunca de comida errada e em local errado, na mesa na hora das refeições, no sofá, fora do prato ou fora da hora dele comer, se deu uma vez ele vai querer sempre, isso pode acarretar uma série de transtornos para sempre, tanto de comportamento como de saúde, lembre errado é errado mesmo que só uma vez.
HAMSTER
Vamos hoje falar de outras espécies.
Hamster, ele não é um rato, ele é um esquilo, conhecido como esquilo do Líbano, no Líbano eles também são uma iguaria fina servida nos melhores restaurantes.
De hábito noturno, ele só deve ser manipulado a partir do fim da tarde.
O fundo da gaiola deve ser forrada com cavaco que é raspa de madeira em pedaços grandes, vendido em lojas especializadas.
O banho não é feito com água, e sim com um pó especifico colocado em uma banheira plástica, de 3 em 3 dias no máximo.
A alimentação é uma mistura que consiste em: ração para coelho, semente de girassol, amendoim, milho e pequenos pedaços de biscoito.
Não mantenha mais de um por gaiola, mesmo que seja um casal; se mantive-los juntos, mais cedo ou mais tarde, vão brigar (mesmo que seja um casal). A fêmea entra no cio a cada três dias.
Em caso de ninhada, não pegue nos filhotes, isso fará com que a fêmea rejeite a ninhada, e só manuseie a gaiola se for absolutamente indispensável.

Uma curiosidade: eles têm bolsos nas bochechas, onde ele armazena comida, resquícios dos seus ancestrais que viveram no deserto.
Não o deixe solto, ele é um roedor. Existem no mercado bolas de ferro ou acrílico que servem para ele poder passear pela casa.
A gaiola deve ter uma casinha para ele se proteger da claridade, um comedouro de plástico ou barro. O bebedouro deve ser externo, e também uma roda para exercícios.
Coloque a gaiola em local fresco e arejado. Cuidado com o sol, pois por serem de hábitos noturnos têm pouca resistência ao dia.
Gatos
Hoje nosso assunto é sobre gatos.
Felinos são altamente independentes, essa independência facilita no trato do dia a dia.
Alimentação: É primordial que ele receba ração de preferência a seca ração seca mantem os dentes mais limpos e com menor incidência de tártaro,a ração depois de aberta deve ser mantida muito bem fechada, se possível em potes ou vidros daqueles que guardamos biscoito e bolachas. Os gatos são muito exigentes quanto a ração, que deve esta crocante e cheirosa, ele come várias vezes por dia em pequenas quantidades. É sempre muito difícil trocar a ração, a melhor forma de fazer isso é aos poucos,substitua cerca de um terço da ração antiga pela nova em cada refeição durante uns 4 dias, se ele estiver comendo normalmente no quinto dia passe para metade de cada porção, leve mais uns 4 dias e no quinto dia só coloque a nova, se durante esse processo ele diminuir a quantidade que normalmente ele come passe uns dias a mais na fase que ele emperrou, eles são difíceis mesmo para trocar de ração, não impossível.
Água: Costumam beber pouca água e só bebem ela fresca e limpa, se possível troque-a duas vezes ao dia, mantenha o prato de água perto do da comida isso facilitará o seu acesso a água.
Pelagem: Deve ser escovada no minimo uma vez por semana, se não for de pelagem longa, ai ele deverá ser escovado a cada 2, 3 dias, banhos no máximo 2 por mês, mais só a critério do seu veterinário. Bola de pelos,é aquele bolo de pelos que eles costumam vomitar às vezes,para evitar isso existe no mercado uma pasta palatável para ajudá-lo a expulsar esse bolo de pelos. Isso não o desobrigará de escova-lo, só o deixará bem mais confortável.
Contenção: Isso dependerá o procedimento a ser realizado,se for fazer curativo, injeção ou cortar as unhas coloque uma focinheira para gatos, diferente das dos cães ela é de lona e cobre os olhos e mantem a boca dele fechada, isso o deixará mais calmo, se for para dar remédio, enrole-o em uma toalha de banho justa na altura do pescoço e do rabo, quando for abrir a boca dele proteja sua mão com a pele da boca dele, aproxime sua mão por traz da cabeça dele se for comprimido empurre-o bem na garganta dele e se for líquido, use uma seringa sem agulha e vá injetando aos poucos, se for rápido ele pode aspirar para o pulmão, também é muito comum durante esse procedimento eles salivarem, babarem muito, por esse motivo prefira medicamentos injetáveis ou comprimidos.
Caixa de areia: Deve esta sempre limpa ou irão procurar outro lugar para fazer suas necessidades.
Escolha da Raça
Vamos falar um pouco sobre escolhas de raças. Todo filhote é fofo lindo e dependente , e isso não importa o tamanho que ele vai ficar quando crescer, de raça micro ou gigante, trelar, comer moveis, sapatos, pegar roupa no varal se você não estiver atento ele vai mesmo é como uma criança que precisa de educação.
Algumas raças são mais hiperativas que outras eu costumo brincar dizendo que são peritas em demolição, então desde o começo se imponha ao seu filhote, isso não significa violência,para educar um cão não precisa bater,precisa ser firme e ter certeza do que você deseja dele.
Antes de se decidir sobre uma raça não saia para " olhar filhotes", você poderá fazer uma péssima escolha movido pelo sentimento e a aparência, pesquise, pergunte, leia o padrão da raça, veja qual se encaixa no seu perfil e no da sua família.
Animais de estimação não são de pelúcia, são seres vivos que vivem com nósco por muitos e muitos anos graças a Deus. Se você não mora só, essa é uma decisão familiar, envolva todos nesse projeto.
Não existem raças assassinas nem raças estáticas, existem donos e acasalamentos, responsáveis e irresponsáveis.
Nunca seda a uma trela por mais engraçada que ela seja, um filhotinho pular quando você chega em casa é muito fofo, agora imagine um filhotinho de Dogue Alemão com cerca de noventa dias pulando, mordendo e fazendo a maior festa? imaginou? agora imagine ele alguns meses depois já com um aninho, não é brincadeira é um transtorno, isso também se aplica a cão pequeno, imagine uma visita ou um parente idoso e um filhotinho de Poodle com noventa dias pulando e fazendo a maior festa fofo não? agora imagine esse animalzinho um ano depois fazendo a mesma coisa e acertando as patinha dianteira por traz bem na altura dos joelhos, pronto é uma queda na certa. Fui aos extremos para ser bem entendida, o que não pode não pode nunca.
Latir, tem raças que adoram latir e em sua maioria são raças pequenas,porem tem muito nisso a culpa do dono, não incentive seu filhote a latir, invariavelmente você vai se arrepender, isso não significa que ele não possa latir, o que não pode é latir por tudo a qualquer hora, sempre que ele latir sem motivo ou fora de hora repreenda-o.
Casa com crianças pequenas não são aconselháveis raças pequenas,as crianças pequenas não tem noção da força delas e por isso uma simples brincadeira pode ser um ato de terrorismo para o cão e claro ele vai reagir, fugindo ou mordendo e não será culpa de nenhum dos dois, por isso se tem crianças pequenas opte por raças medias ou grandes com padrão de paciência e docilidade, como por exemplo:
Medias : Poodle miniatura,Beagle,Cocker Spanil ingles ou americano etc.
Grandes : Labrador,Goldem Retriver,Boxer,etc.
Raças micro são em sua maioria bem agitadas, isso vai da pespectiva que ela vê o mundo,uma simples cadeira arrastando em sua direção, corresponde para nos um predio gigantesco vindo para cima, não é nada agradável. Se fizer a escolha por raças pequenas ou micro, cuidado para não ceder a tudo, ele é tão pequenininho, é mais geralmente tem personalidade forte e é em sua maioria é bem temperamental, não se esqueça de que cabe a você educa-lo, a educação vai mante-lo equilibrado e feliz.
Raças grandes e gigantes, também são filhotes,porem seu poder de destruição é bem maior, ele alcaçará mais auto que raças menores, não deixe que ele saiba a força que tem, ou você o domina ou ele o dominará.
Não esqueça, um filhote não importa a raça, cor, tamanho, preço, adoção, ele é para vida toda, e como nos eles também envelhecem e para uma velhice satisfatória é preciso uma infância equilibrada. Porém pense bem em sua escolha.