quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SAÚDE DE CÃES E GATOS

 

Hoje vamos falar de alguns problemas, que em sua maioria podem ser evitados.
               
Acasalamento consanguíneo
É um acasalamento entre parentes próximos, do tipo: pais e filhos, irmãos com irmães, é quase uma bomba relógio quando se permite esse tipo de acasalamento se esta provocando, perpetuando ou aumento varias deficiências em sua maioria evitáveis, só para se ter uma noção do que pode ser agravado ou provocado, ai vai uma lista deles:

                1 - falta de dentes
                2 - problemas osseos
                3 - problemas nos ligamentos
                4 - disturbio de carater
                5 - convulsões  e etc.

Esses problemas podem não aparecer nos filhotes do casal indesejado, porem nos netos a probabilidade é enorme. Cabe a nos impedirmos esses problemas, portanto pessoal não compre, não acasale e não permita que isso acoteça.

Verminose
É a infestação por parasitas internos ela pode perfeitamente ser tratada, controlada e ate mesmo evitada, com procedimentos bem simples do tipo higiene no local que o seu amiguinho vive, com o proprio amiguinho e vermifugações periodicas, quando adultos de 6 em 6 meses ou a critrerio do seu veterinário.

Parasitas externos, esse vamos devidir para entender melhor:
              1 - Pulga - bem pequenininha, de formato ovalado, pula cerca de 60 centimetros, corre rapido no corpo do animal, é trasmissora de verminose, da muito cosseira no animal, problemas de pele .
              2 - Carrapato - trasmite duas doenças que pode levar seu amigo a obito , elas são Herliquiose e Babesiose, para que o seu animal tenha uma delas não precisa de uma grande infestação, precisa de um carrapato contaminado e elas podem ser passada de pais para filhos no acasalameto e na gestação. Adorão se alojar dentro das orelhas do seu cão fazendo com que ele balance a cabeça sem parar.
             3 - Piolho - parece muito com piolho de humano, só que na sua maioria ele é amarelo e pode ficar preso ao pelo como as lendias humanas .
           
Pelagem
Não importa se é curta ou longa, deve ser escovado com frequencia, se for curta com uma escova chamada rastelo já é o suficiente, a rastelo é um T de plastico resistente a venda em supermercados e lojas de animais, a escovação vai retirar o pelo morto, dando vida, brilho e saúde para a pelagem e a pele do seu amigo e também evitando que caia no hambiente, a frequencia pode ser a cada 3 dias podendo aumentar em epoca de muda. Porem se a pelagem é longa a escovação é diaria , com escova propria para o tipo de pelagem, por ex. Poodles são resqueadéiras, para esticar e evitar nos, porem se forem com pelagem lisa tipo Shitzu , York deve ser escova de  pinos para não quebrar o fio do pelo. O nó funciona no animal como um beliscão, repuxando e machucando a pele do animal, as vezes quando ele esta cheio de nó e é feito a tosa dele ele sai com pontinhos vermelhos, arroxeados na pele parecendo que levou uma pancada , e na maioria das vezes são dos nós, a retirada dos nós por meio de tosa também da muita cosseira, ou seja o seu amigo vai sentir um formigamento no corpo todo, deixando ele muito extressado, agitado, portanto escove-o para mante-lo feliz e saúdavel.
           
Unhas
Devem ser cortadas periodicamente, só por quem sabe realmente, o corte errado pode machucar seu amiguinho e o não corte também, a unha crescerá muito entrando na pele .

Dobras
Devem ser limpas constantemente e muito bem secas apos o banho e qualquer anormalidade na pele dessas dobras como arranhadoras, machucados ou feridinhas por menor que seja devem ser tratadas imediatamente por seu veterinário, como é um local de dificil trato qualquer machucado pode virar um problema sério.

Obesidade
Nunca é saudavel, encher seu animal de goloseimas não é grado, retos de comida, bolo, doce, sorvete, pão, biscoito, bolacha, doce, carne, frango, leite, salsicha e etc. devem ser banidos. Obesidade alem de problemas de pele sobrecarrega a ossotura, coração eos principais orgãos intenos com camadas de gordura.

Dentição
Pode e deve ser escovada todos os dias, escovar eventualmente quando vai a tosa não adiantará, a ração seca também ajuda no processo de limpesa dos dentes e não dar goloseimas ajuda a manter os dentes saúdaveis, esse escovação só deve ser feita com escova ou dedeira e pasta propria para cães e gatos .
GATOS



Escolha a raça do seu gatinho pela sua disponibilidade de tempo  e dinheiro, algumas raças precisão ser escovadas pela sua pelagem longa e de rações próprias: 
Não se encante com o filhotinho fofinho e traquina.
Observe o aspecto geral, gatos não tem carrapatos mas podem ter pulgas e piolhos.
Os olhos devem estar abertos, brilhantes e vivos, nunca grudados, perulentos e com remelas.
A barriguinha deve esta normal e não dilatada
Peça ao proprietário da ninhada as datas de vermifugação e vacinação dos pais e dos filhotes, se for um gatinho adotado, vermifugue-o imediatamente, a primeira dose de vermifugo deve ser dada a partir de 15 dias do filhote e repetido com intervalos de 15, 21 ou 30 dias de acordo com a infestação ou a critério do seu veterinário de confiança.

Vacinação
A primeira dose deve ser aplicada com cerca de 45 dias totalizando 3 com intervalos entra 21 e 30 dias a ou critério do veterinário e a de raiva é a ultima e pode ser dada junto com a terceira ou depois dela. 


Alimentação


Existe no mercado rações de acordo com a raça do seu filhote, só dependerá da sua disponibilidade financeira, se ele for sem raça definida também tem no mercado rações para filhotes . Mantenha a ração depois de aberta em um recipiente bem fechado do tipo para guarda bolachas e biscoitos, o gato é atrido pelo olfato, a ração de estar cheirosa e crocante, não misture nada a ração ela deve ser dada seca, só acrescente alguma coisa a critério do veterinário.
Não de comida e leite ao seu filhote só se o veterinário prescrever, dar comida a seu bichano só o estimulará a " roubar ". 

Treinamento
É muito fácil treinar gatos para suas necessidades, em apartamento ou casa o ideal é uma bacia sanitária e granulado sanitário de boa qualidade que são vendidos em supermercados e lojas de animais, a bacia sanitária ou caixa de areia nada mais é que uma caixa plastica retângulas, o granulado sanitário ou areia para gato é um granulado químico que quando molhado com urina vira um torrão, um bloco e esse granulado vai neutralizar o odor das fezes e da urina do seu filhote . Sempre que ele fizer em lugar errado leve-o para o lugar certo e coloque-o dentro da bacia sanitária e o elogie, lembre-se ele vai crescer então não compre nada muito pequeno inclusive a caixa maior facilitará o acerto. Limpe o local que ele sujou muito bem limpo e use por ultimo vinagre ele tem um super olfato. 

Higiene
A higiene da caixa de areia é muito simples para facilitar pegue um saco ou sacola plastica maior que a bacia e coloque a bacia dentro de um nozinho fácil de desatar, arrume com a mão o saco no fundo da bacia e despeje aos poucos o granulado ate encher quando for precisa remover toda a areia é só desatar o nó e tirar a sacola de modo que o restante do granulado vai todo para dentro da sacola sem você pôr a mão, a urina e as fezes devem ser retiradas quantas vezes forem preciso, no mercado existe uma pá vazada que só retira a parte suja do granulado, sem estrago de granulado, isso facilitará a limpeza da bacia sanitária.  

Trelas


Arranhar moveis não é trela, para ele é necessidade. Quando ele estiver arranhando os móveis repreenda-o e leve-o para o poste dele. O poste é necessário e não é nada de mais consiste em uma madeira enrolada de barbante com um suporte mais pesado em baixo para ficarem pé e da sustentação que você pode fazer ou comprar em loja de pets.
Gato geralmente brinca sozinho e geralmente não usa brinquedos de cachorro, os seus são mais leves e delicados e geralmente ficão pendurados para que ele possa dar tapinhas. 

Cama
Gato geralmente prefere cama redonda ou iglu ou seja tipo cabaninha, ele gosta de variar o local que dorme mas claro que ele tem um favorito, também preferem locais altos para dormir. 

Banho
 

Pode ser dado, preferencialmente com água morna e com intervalos mínimos de 15 dias, com sabonete ou shampoo neutro ou de filhotes. Eu sempre digo gato tem 5 bocas, suas unhas são muito afiadas, portanto tome muito cuidado com elas na hora do banho, se optar por dar banho nele em tosas, sempre marque hora e dia de pouco movimento, normalmente tosa são em sua maioria frequentada por cães e isso deixará seu gato muito estressado.
Uma observação importante, nunca corte os bigodes do seu gato, é através dos bigodes que ele sabe se pode passar ou não. 

Enxoval 
Vamos ao enxoval do seu amiguinho você vai precisar de:

02 - comedouros
01 - cama
01 - bacia sanitária
-  -  granulado sani
-  -  brinquedos para gatos
01 - poste para afiar as unhas 

Observações sobre seu felino 

01 - A água - deve ser sempre limpa e fresca se possível trocada mais de uma vez por dia, ele bebe pouca água e se não for assim não beberá.
02 - Comida - ele come varias vezes ao dia , em pequenas quantidades.
03 - Unhas - se não for criador não corte em casa você poderá machuca-lo, leve-o a uma tosa de sua confiança ou ao seu veterinário para cortar.
04 - Catnip - também conhecida como a erva do gato - lhe ajudará muito a treina-los eles simplesmente adoram, pode ser comprada em lojas de pets e geralmente vem desidratada, pode ser passada só um pouquinho no poste na cama, alguns brinquedos de gato já vem com essa erva dentro, ela dura muito porque só deve ser usada em quantidades mínimas, e ele ira ser atraída para o local que você passou a erva como que por encanto.

O gato tem hábitos noturnos, sempre que se levantar a noite acenda a luz eles gostam de se enrolar nas nossas pernas para pedir comida e carinho e acendendo a luz evitará uma queda. 

Reprodução 
A  reprodução, reprodução de gatos é sempre um capítulo a parte. Se você não tem intenção de montar um gatil, castre o seu amiguinho isso pode ser feito com ele ainda bem jovem e também o deixará bem mais caseiro não importa se é macho ou fêmea se casa ou apartamento a questão é responsabilidade, as fêmeas ainda tem a opção de usar hormônios que devem ser dados a partir dos 6 meses de idade e repetido a cada 4 meses porém não deve ser usado indefinidamente, por ser hormônio ele pode ser um complicador para saúde a médio longo prazo para ela, consulte seu veterinário. 
        

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VAMOS FALAR DE FILHOTES !



Como escolher o seu filhote


Primeiro pense qual a sua disponibilidade de espaço,tempo,disposição,função,família.

Espaço: de acordo com o tamanho quanto maior,maior o espaço.
Tempo: quanto tempo você dispoe para cuidar do seu amigo.
Disposição: para passear,limpar e escovar.
Função: de companhia,exposição ou guarda.
Família: filhotes de raças micros e pequenas ao contrário do que se pensa é uma combinação perigosa, um "carinho" de uma criança pequena em um cão de
raça pequena é uma agressão. Se tem criança pequena opte por cães de raça média.

Depois destas questões decididas vamos ao filhote,fato real. Não se encante com aquela coisinha fofa,feliz e serelepe.

Saiba realmente o que você quer de um cão. Olhe primeiro a higiene do local dos pais do filhote. Veja se o filhote é alegre.
Os olhos devem ser brilhantes e ativos e livres de "remelas". A barriguinha não deve estar dilatada e deve estar livre de caroços purulentos.
A pelagem deve estar sem falhas e brilhante,as orelhas devem estar limpas. Eles devem estar livres de pulgas,carrapatos e piolhos.
Observe também os pais.
Os dentinhos devem já ter nascido e as gengivas devem ser rosadas. Observado tudo isso,peça as datas e o produto que foi usado na vermifugação 
dele e dos pais.
O vermífogo geralmente é dado a partir dos 15 dias a 1ª dose,e depois entre 15 e 21 dias a critério do médico veterinário de sua confiança.
A vacinação tem dois tipos: a ética,que só pode e só deve ser aplicada por veterinário e a chamada de balcão,vendida na maioria das lojas.
Cuidado com o local que você adquire a vacina,ela deve ser mantida gelada,nunca,jamais congelada. Se levar para casa não a coloque na porta da geladeira para que ela não fique exposta ao calor do ambiente cada vez que a porta abrir.
Geralmente a 1ª dose é aplicada com cerca de 45 dias do filhote e repetido com cerca de 21 a 30 dias após a 1ª,totalizando 3 aplicações. A de raiva geralmente segue o padrão,é a ultima aser aplicada ou é dada junto com a 3ª dose. Ele só deverá sair de casa ,ir à rua 30 dias após a ultima dose da vacina.

Feito isso vamos ao enxoval.

Você vai precisar de: 
02 Comedouros
01 Cama 
01 Escova de escovar pelos
Ração para filhotes que já tem no mercado de acordo com a raça do seu filhote,só depende de quanto você quer e pode gastar
Alguns brinquedos 
01 Produto para ajudar a treiná-lo à fazer as necessidades no lugar desejado.


Treinamento

Decida onde você quer que ele vá fazer usas necessidades. Ou você compra "banheiros" já existentes no mercado,ou coloca jornal.
Por exemplo, área de serviço de um apartamento: Forre jornal nela toda, em uma extremidade coloque a cama e os pratos de água e comida e na outra pingue o produto de acordo com a bula. Se não comprou o produto deixe um resquício de xixi lá,o mesmo deve ser feito se comprou o banheirinho. Não o tire da área com frequência,sempre que ele acertar o xixi,elogie-o e faça festa,solte-o aos poucos,sei que isso é muito difícil quase impossível. Vá aumentando aos poucos o espaço dele observando que ele acerte sempre a ir para a área de serviço,enquanto isso vá diminuindo as folhas do jornal a partir do lado da cama até restar só uma folha dupla de jornal ou o banheirinho.
Se ele fizer xixi no local errado segure ele pela pele do pescoço,balance,aproxime o fucinho dele do xixi ou cocô,diga não e bata com um chocalho ou um rolinho de jornal no chão,isso tudo ao mesmo tempo,e leve de volta ao local certo.
Nunca bata no animal,nunca o agrida. Segurar pela pele do pescoço é como a mãe faz.
O chocalho consiste em uma garrafa pet pequena com tampinhas de garrafas amassadas dentro.
A limpeza do local que ele sujou errado deve ser feito normalmente e depois colocado um pouco de vinagre no local para tirar o odor que não sentimos mais mas que eles sentem.

Alimentação

Cada ração tem uma quantidade para cada raça,pegue essa quantidade e divida em duas partes. Pegue 1 parte e divida em duas,uma pela manhã outra no almoço e a outra metade inteira à noite. Lembre-se,a noite é do tamanho de um dia.
Ele só deve comer ração seca e água sempre limpa e fresca.
Biscoitinhos e petiscos não devem ser dados no período de adaptação. Não misture nada na ração a não ser a critério do veterinário.
Sempre que possível tire as coisas da boca do seu filhote e coloque a mão dentro do prato dele quando ele estiver comendo. Isso ajudará a mostrar quem é o líder. O cão é de matilha,ou você manda ou é mandado!

Trelas
 
 
São inevitáveis. Roer e morder sapatos ou roupas não deve ser permitido. O princípio é o mesmo do treinamento e nunca deixe com ele o objeto roído,isso será um estímulo a novas trelas.

POODLE (Gigante, Médio, Anão e Toy)

O Poodle é uma das raças mais populares do Brasil e também uma das mais inteligentes dentre todas as outras raças. Conheça as principais características.

Tamanhos Gigante, Médio e Anão
Família (gigante, médio e anão): cão de caça, companhia, cão da água
Família (toy): companhia, cão da água
Grupo do AKC (gigante, médio e anão): Não-esportistas
Grupo do AKC (toy): Toys
Área de origem: Alemanha e Europa Central
Função Original (gigante, médio e anão): busca na água, artista
Função Original (toy): cão de colo
Tamanho médio Gigante: 45-60 cm
Tamanho médio Médio (standard): 35-45 cm
Tamanho médio Anão (miniatura): 28-35 cm
Tamanho médio Toy: 24-28 cm
Outros nomes: Barbone, Caniche
Posição no ranking de inteligência: 2ª posição
Padrão da raça: confira aqui
Origem e história da raça

Apesar do Poodle ser geralmente associado à França, seus ancestrais foram provavelmente os cães de pelo enrolado da Ásia que ajudavam no pastoreio e que depois seguiram por muitas rotas por várias partes da Europa. Entre seus ancestrais estão também muitos cães da água de pelo áspero. Talvez o Poodle mais antigo seja o Barbet, um cão de pelo enrolado que se espalhou pela França, Rússia, Hungria e outros lugares. Mas foi a sua versão alemã que exerceu maior influência nos Poodles modernos. Na verdade, a palavra “poodle” vem do alemão “pfudel”, que quer dizer “poça de água”, ou “espalhar águas”, refletindo suas habilidades na água. Na França, ele era chamado de Caniche ou “cão canário”, em referência às suas habilidades como caçador de patos. Assim, com suas raízes pastoras e aquáticas, o Poodle se tornou um talentoso companheiro para caça de animais da água. O Poodle também foi recrutado como cão militar, cão-guia, cão de guarda, puxador de carroças para artistas e acabou virando atração de circo. Seu pelo era podado rente para facilitar o nado, mas deixado um pouco mais longo no pescoço para aquecê-lo em águas frias. Embora algumas pessoas pensem que os tufos de pelo ao redor das pernas e da cauda serviam de proteção durante as caçadas, as evidências indicam que esse corte tem um sentido decorativo, que vem dos seus tempos de artista. O Poodle fez sucesso como um elegante acompanhante de senhoras sofisticadas. Também se tornou o queridinho da aristocracia francesa e acabou virando o cachorro símbolo da França. Seu corte característico foi ressaltado, e foram feitos esforços bem-sucedidos para aperfeiçoar os espécimes menores. Os Poodles entraram para o mundo das exibições no final dos anos de 1800. Alguns dos primeiros Poodles de exposição se apresentavam com pelos trançados, embaraçados, formando longas tranças, ao invés de escovados. Embora atraente, a manutenção desse pelo era difícil e a moda passou em 1900, sendo substituída pelo estilo bufante, ainda em moda. Na mesma época, a popularidade do Poodle na América caiu, e na década de 20 os Poodles tinham quase desaparecido da América do Norte. Nos anos 30, a raça voltou pra valer e se tornou um dos cães mais populares de todos os tempos.

Temperamento do Poodle Gigante e Médio

O Poodle é um dos cães mais inteligentes e obedientes, combinando exuberância jovial com um gosto por aventuras. Ele mantém suas raízes caçadoras, e adora correr, nadar e buscar. Ele se dá bem com todos, embora possa ser reservado com estranhos. Ele é excelente para crianças.

Temperamento do Poodle Anão

O Poodle miniatura é ativo, amável, jovial, quer agradar, é inteligente e obediente, e não é à toa que a raça está entre as mais populares há tanto tempo. Ele é sensível, com tendência a se apegar a uma pessoa, e reservado com estranhos, de início. Ele se dá bem com crianças e com outros animais. Alguns latem muito.

Temperamento do Poodle Toy

O atrevido e enérgico Poodle Toy é uma das raças mais brilhantes e fáceis de treinar. Ele é alerta, receptivo, jovial, vivo, e tem um grande desejo de agradar. É devotado à sua família. Ele é um pouco reservado com estranhos. Outros podem latir bastante.

Cuidados com o Poodle

Todos os Poodles precisam de muita interação com as pessoas. Precisam também de exercícios físicos e mentais diariamente. Alguns treinos rápidos de obediência combinados com um passeio devem fazer parte do cotidiano do Poodle. Poodles Standard precisam de mais exercícios e podem gostar especialmente de nadar. Nenhum Poodle deve morar do lado de fora. O Poodle de exposição deve ser escovado todos os dias, ou semanalmente, no caso de pelos mais curtos. O pelo do Poodle, quando muda, não cai. Ele fica preso ao redor do pelo novo e pode embaraçar se não for removido. Os cortes são fáceis de manter e podem ser feitos a cada quatro ou seis semanas.
  
Saúde (gigante e médio)

Principais Preocupações: adenite sebácea, torção gástrica, Doença de Addison
Preocupações Menores: distiquíase, entrópio , catarata, CHD, epilepsia
Vistos Ocasionalmente: PDA, vWD
Exames Sugeridos: punção na pele para SA, olhos, quadril
Expectativa de Vida: 10-13 anos

Saúde (anão)

Principais Preocupações: PRA, Doença De Legg-Perthes, luxação da patela, epilepsia
Preocupações Menores: triquíase, entrópio , atresia dos dutos lacrimais,
catarata, glaucoma, distiquíase
Vistos Ocasionalmente: urolitíase, degeneração do disco invertebral
Exames sugeridos: olhos, joelhos, quadril
Expectativa de Vida: 13-15 anos
Saúde (toy)

Principais Preocupações: PRA, Doença De Legg-Perthes, luxação da patela, epilepsia
Preocupações Menores: triquíase, entrópio, atresia dos dutos lacrimais, cataratas
Vistos Ocasionalmente: urolitíase, degeneração do disco invertebral
Exames sugeridos: olhos, joelhos, quadril
Expectativa de Vida: 12-14 anos

texto so site: http://www.tudosobrecachorros.com.br/2013/01/poodle-gigante-medio-anao-e-toy.html
PUG

Características
  

Os Pugs não são Buldogues Franceses com orelhas caídas e não são mini-Mastiffs ou mini-Bullmastiffs, como podem parecer à primeira vista. Também não têm relação com os Shar-Pei. A raça mais próxima de um Pug é a Pequinês, que apresenta origem comum e história muito similar.

A raça Pug é classificada como “cão de companhia“, fazendo parte do grupo dos cães “Toys” ou “de Companhia”, o grupo 9. Os Pugs deveriam pesar entre 6,3 e 8,1 kg, sendo cães pesados para a sua estatura. Sua aparência geral deve ser quadrada e maciça, deve mostrar “multum in parvo ” (muita substância em um pequeno volume), o que transparece em sua forma compacta, com proporcionalidade entre as partes e musculatura firme.

A cabeça do Pug é a característica mais original e típica da raça. Deve ser redonda quando você a olha de frente e o focinho completamente chato quando olhado de perfil. Os olhos de um Pug são redondos, escuros, expressivos e cheios da vida. Suas orelhas são ajustadas na cabeça, devendo ser pretas. As rugas na cabeça de um Pug devem ser profundas e fáceis de ver, porque dentro delas a cor é mais escura do que fora. Deve existir uma grande ruga sobre o nariz.

Outra característica importante do Pug é sua cauda. A cauda é implantada acima da garupa e deve ser fortemente enrolada. A cauda duplamente enrolada é a ideal que os criadores buscam, mas uma única volta apertada é aceitável. Os Pugs têm basicamente duas cores: fawn (abricot) em várias tonalidades e preta.

Veja o padrão da raça segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia.
 

Temperamento

Bastante fiel ao dono, torna-se facilmente um companheiro inseparável. Na verdade, acompanha-o para todo o lado mesmo sem ser convidado. O Pug demonstra-se extremamente sociável e rapidamente se enquadra e adapta-se a ambientes e pessoas estranhas. É considerado uma das raças mais dóceis.

Outra característica diferenciadora é o seu latido: som emitido, muito parecido com um roncar, é intervalado por grunhidos como se o cão estivesse engasgado. No entanto, quando quer comunicar-se com alguém, o som torna-se mais agudo e longo.

De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pug encontra-se na 53ª posição entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos.

Confira aqui a lista completa com o ranking das raças de cães mais inteligentes segundo Coren.
 

Pontos fortes e fracos dos Pugs
 
Pontos fortes:
• São muito carinhosos, mas sem apresentar sintomas de carência excessiva.
• São inteligentes e brincalhões.
• Se dão muito bem com outras pessoas.
• Pequenos gastos em petshops.
• Latem muito pouco.
• Não precisam de muita atividade física.
• Se dão muito bem com outros animais de estimação.
• Adoram colo.
• São pequenos e silenciosos.
• São limpos.
• Gostam de crianças.
• Gostam de idosos.

Pontos fracos:
• Correm maior risco de hipertermia, não se dão bem com temperaturas muito elevadas.
• Seus olhos são muito sensíveis, por serem expostos e saltados.
• Custam caro, entre R$1.000 e R$3.000, dependendo da linhagem.
• Tem pouca resistência física.
• Precisam de cuidados especiais com a pele.
• Soltam muito pelo, sendo necessária escovação frequente.
Tem tendência a engordar
Roncam bastante.
• É um cão de manutenção cara e difícil.
 

Cuidados
 
Pug 

Como qualquer cão, deve ser alimentado somente com ração de boa qualidade (de preferência “Super-premium”), e ter sempre água limpa e fresca à disposição. Deve-se evitar, sempre, doces, alimentos muito gordurosos e condimentados. Muitos têm tendência à obesidade, então deve-se limitar a quantidade de ração que, para os adultos, deve ser oferecida duas vezes ao dia. Um pote com água limpa e fresca deve ser sempre deixado à disposição do cão. É importante lembrar: chocolate é considerado veneno para os cães, pois prejudicam o fígado.

Deve ter uma cama limpa, confortável e abrigada de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Jamais deve ficar na rua. Os Pugs são cães para dentro de casa.

Com relação à pelagem, deve ser escovada diariamente, para remoção de pelos mortos que, de outra forma, caem pela casa. Soltam muito pelo, principalmente no outono e na primavera. As escovadelas diárias ajudam neste processo, e evitam a sujeira excessiva da casa. Durante a escovação, pode-se aproveitar para examinar a pele e o pelo do cão, a procura de lesões e ectoparasitos, que devem ser prontamente combatidos. Uma alimentação com ração de boa qualidade é importante para evitar a queda excessiva dos pelos, até mesmo nos períodos de “muda”.

Dicas
 
Pug 

Pugs precisam de atenção em diversos detalhes. Eles requerem cuidados especiais e embora sejam excelentes companheiros, tem algumas desvantagens que precisamos levar em consideração no dia-a-dia para manter o bem-estar e a saúde do nosso amigo.
 
Beleza
Escove seu Pug pelo menos uma vez por semana, para que a pelagem fiquei sempre bonita.
 
Limpeza das rugas
Pugs precisam ter as rugas da face limpas a cada três dias. É importante que a parte interna de cada dobrinha não fique úmida, pois haverá risco de proliferação de fungos, assaduras. Utilize a Solução de Thiersch para a limpeza das rugas. Ela limpa, retirando as impurezas e deixando a área sequinha, evitando a umidade que provoca mau cheiro e maiores inflamações. Você também pode usar soro fisiológico que também vai funcionar.
 
Saiba dar limites
Pugs são cãezinhos muito envolventes. No entanto, é importante que o cãozinho saiba BEM a hora de brincar e a hora de ficar em seu cantinho. Para isso, é necessário que você fale firme com ele. Aos poucos ele dará sinal de que está entendendo que há hora certa para tudo.
 
Cuidado com os olhos
Por terem os olhos saltados, os Pugs precisam de uma atenção um pouco maior com seus olhinhos. Limpe-os sempre com soro fisiológico, tendo o cuidado de enxugar o excesso com gaze, para que as dobrinhas não fiquem úmidas. Caso perceba muita secreção, ou algum machucado, não hesite: leve-o ao veterinário pois infecções mais graves podem até levar o seu amigo à perda da visão ou mesmo dos olhos.
 
Banho
Quando for dar banho em seu Pug, converse com ele, falando num tom de voz macio, para que ele entenda que o banho é necessário e que é bom para ele. Obviamente, existem uns que gostam e outros que detestam; mas ainda assim faça com que o banho não seja um evento tão desagradável. Dê um petisco para que ele associe o banho a algo bom e não tenha medo da água.


Texto do site: http://www.tudosobrecachorros.com.br/2011/03/pug.html

LABRADOR

Os filhotes de Labrador são muito fofos e cativantes. E quando adultos eles continuam tão simpático quanto antes. Uma raça popular no mundo todo que conquista cada vez mais corações.

Família: cão de caça, cão de busca
Grupo do AKC: Esportistas
Área de origem: Canadá
Função original: busca na água
Tamanho médio do macho: Alt: 57-62 cm, Peso: 29-36 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 54-60 cm, Peso: 25-31 kg
Outros nomes: Retriever do Labrador
Posição no ranking de inteligência: 7ª posição

Origem e história da raça

Os primeiros Labradores eram geralmente cães da água que vieram dos Terra-nova, não dos Labradores. Essa raça não apenas não deu origem ao Labrador como também não foi chamada de Labrador Retriever no começo. Os Terra-nova do começo de 1800 tinham diferentes tamanhos, sendo o menor deles, “Lesser”, ou “Cão de Saint John”, a primeira encarnação do Labrador. Esses cães, pretos, de tamanho médio e pelo curto, não apenas buscavam caças, mas também peixes, puxando pequenos barcos de pesca nas águas geladas e ajudando os pescadores em todas as tarefas em que precisasse nadar. A raça acabou desaparecendo, em grande parte por causa dos pesados impostos sobre cães. Porém, um grupo de Labradores foi levado à Inglaterra no começo de 1800, e foi a partir desses cães, cruzados com outros retrievers, que a raça continuou. Foi também na Inglaterra que a raça ganhou reputação com um extraordinário buscador de caças de montanha. No começo, os criadores davam preferência aos Labs pretos, e sacrificavam os de cores amarela ou chocolate. No começo de 1900, as outras cores começaram a ser aceitas, embora não tanto quanto a cor preta. A raça foi reconhecia pelo English Kennel Club em 1903, e pelo AKC em 1917. Sua popularidade cresceu sem parar. Ele se tornou a raça mais popular da América em 1991 e continua sendo até hoje.

Temperamento do Labrador

Poucas raças merecem tanto seu sucesso como o Labrador Retriever. Devotado, obediente e amável, o Lab se dá bem com crianças, outros cães e animais de estimação. Ele pode ser um tranquilo cão dentro de casa, um brincalhão no quintal e um intenso cão do campo, tudo no mesmo dia. Ele tem muita vontade de agradar, adora aprender e se supera em obediência. É uma raça forte, que gosta de nadar e buscar coisas. Ele precisa de desafios diários para se manter ocupado. Um Lab entediado pode se meter em encrencas, como destruir tudo o que estiver na sua frente.

Cuidados com o Labrador

Labradores são cães ativos e sociáveis. Ele precisa de exercícios diários, de preferência nadando e buscando. Labradores adoram água! Donos de um Labrador que tenham piscina devem manter uma área separada só para ele, ou se preparar para dividir a piscina com o cachorro. Seu pelo é impermeável, não molha facilmente e precisa ser escovado para remover pelos mortos. Labradores são mais felizes vivendo dentro de casa com sua família.

Saúde do Labrador

Principais Preocupações: CHD, torção gástrica, nanismo com displasia retinal, distrofia muscular, displasia do cotovelo
Preocupações Menores: catarata, OCD, CPRA, dermatite piotraumática
Vistos Ocasionalmente: diabetes, entrópio, distiquíase
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos
Expectativa de Vida: 10-12 anos


texto do site http://www.tudosobrecachorros.com.br/2012/09/labrador.html

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O que deve ter em mente antes de ter um animal de estimação.

Quando vamos a uma loja de animais ou vemos algumas fotografias de animais pequeninos ficamos encantados com os seus olhinhos meiguinhos e as sua patinhas pequeninas. São tão fofinhos que decidimos logo ter um. E procuramos forma de obter um companheiro para fazer festinhas e dar miminhos.....
Muito bem esta a forma muito bonita de encarar a questão. No entanto nunca tome a decisão de ter um animal de estimação só porque é muito fofo e engraçado..... Antes de tomar esta grande decisão pare e pense de forma racional, sobre tudo o que está envolvido em ter um companheiro do reino animal.

Um animal de estimação tem sentimentos e necessidades que tem de ser levadas em conta. Todos os animais precisam de carinho dos seus donos e dependendo do tipo de animal que escolheu ter, existem necessidades físicas que não pode ser ignoradas. Por exemplo se decidiu ter um cão deve lembrar-se de que terá de o passear regularmente para fazer as suas necessidades e também para fazer exercício. Há animais que precisam de maior actividade física do que outros. Relativamente ao pelo também há raças que precisam de mais cuidados do que outras. Animais com pelo comprido devem ser escovados diariamente para não ganhar nós no pelo e poderá haver a necessidade de cortar e fazer tratamentos específicos conforme o tipo de animal. Tem de ter o cuidado de dar ao seu animal de estimação a alimentação adequada a sua raça e idade. Os animais precisam de atenção, carinho e brincadeira. Nunca ignore o seu bichinho....
Por isso ao decidir o tipo de animal que quer ter informe-se de forma completa sobre todas as características da raça e de tudo o que deverá fazer para o seu bem estar, físico e emocional.

Se for uma pessoa que viaja regularmente, pense no que fará com o seu companheiro. Se o puder levar consigo é óptimo. Mas nem sempre isso será possível. Pense no que fará nessa situação. Tem alguém de confiança que pode cuidar dele na sua ausência? Se não poderá recorrer a um hotel para animais. Conheço algumas pessoas que já recorreram a esse meio de acolhimento para os seus animais e ficaram satisfeitos. Claro que sempre é melhor ter alguém de confiança a cuidar do bichinho. 
Quando tiver decidido o tipo de animal de estimação que quer. Como é que o vai adquirir? Vai comprar ou adotar?

A adoção é um ato de carinho para com um animal abandonado. É proporcionar afeto, amizade, conforto e muito mais a um animal que provavelmente, já passou por maus momentos. Informe-se junto a associações sobre a adoção. Se quer um animal com certas características, pode pedir junto as organizações, se têm algum animal para adoção que reúnam os requisitos que quer. Pode ser que consiga..... Ao adotar não gasta dinheiro e está a ter uma atitude solidária.
Seja como for quer adote quer compre um animal lembre-se de algo muito importante. Um animal de estimação é um companheiro para toda a vida. E temos a obrigação de o tratar com respeito carinho e amizade.


Mas como o imprevisto surge a todos. Pode acontecer algo de inesperado, que leve a que se torne impossível continuar a cuidar do seu bichinho. Aconteça o que acontecer NUNCA, MAS NUNCA, ABANDONE O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO. Tente encontrar alguém que cuide dele, ou contacte uma associação que o possa recolher. 

Entretanto se tem ou decidiu ter um companheiro do Reino Animal, desfrute da sua companhia, cuide bem dele, que com toda a certeza vai ser bem recompensado com a sua amizade e carinho.

Post publicado no endereço http://pontosdeinteresse2011.blogspot.com.br/2012/10/o-que-deve-ter-em-mente-antes-de-ter-um.html 
Estou iniciando este Blog com o desejo de passar para vocês toda a minha experiência com assuntos relacionados ao mundo PET.
A escolha do animal, a compra, cuidados e convivência são ítens que irei explorar nos meus posts. Espero que sejam de utilidade para todos.
Valeria Siqueira